domingo, 8 de maio de 2011

Cinco famosos revelam segredos de cozinha de suas mães

Veja truques das mães de Palmirinha, Edu Guedes, Chay Suede, Chris Flores e Rodrigo Faro





Todo filho guarda na memória o valor afetivo que só uma receitinha da própria mãe é capaz de evocar. Em muitos dos casos, nem precisa ser aquele superprato cheio de detalhes.
É na simplicidade e no carinho do preparo que o sabor marca a infância e dura para sempre. Pensando nisso, a reportagem doR7 conversou com cinco personalidades para saber qual o prato, o quitute especial ou o truque de cozinha que remetem à figura materna.
O apresentador Rodrigo Faro, do programa Melhor do Brasil, por exemplo, afirma que não há estrogonofe mais apetitoso do que o preparado pela mãe dele.
- Como essa receita desde pequeno, sem enjoar. Não tem invenção, é bem tradicional. Com batatinha palha em cima, é de raspar o prato!
Cozinheira de mão cheia, Palmirinha Onofre, que já está com 80 anos, lembra bem da receita de pão de sítio, ensinada pela mãe (veja aqui como fazer).
- Eu tinha uns cinco ou seis anos quando ela fazia para a família. É uma delícia.
Em seu recém-lançado livro, A Receita da Minha Vida (Benvirá editora), Palmirinha fez questão de incluir a receita. No texto, que promete agradar Às amiguinhas, como chama suas telespectadoras, a cozinheiranão mistura pratos com histórias pessoais.
- Conto um monte de receitas que me acompanharam durante toda a vida.
Outro cozinheiro dos bons, o chef Edu Guedes, do programa Hoje em Dia, revelou que cresceu vendo a mãe, claro, mas principalmente sua avó, cozinhar. Mãe duas vezes, foi ela, a senhora Naiste Sanches, que serviu de grande influência para que Edu se apaixonasse pela gastronomia.
- Foi com minha avó que eu aprendi a mesma dica que ela passou para minha mãe, e que eu frequentemente repasso aos telespectadores. Antes de começar o preparo de qualquer prato, é importante separar tudo o que você vai usar na receita. Deixar os ingredientes já no jeito, recipientes e travessas à vista e ao alcance. Pode parecer bobo, mas é de grande valor esse toque.
Fica a dica do mestre-cuca.

Já sua colega de programa, a jornalista Chris Flores, disse que o melhor doce que já provou na vida é o pudim de leite que sua mãe faz.
- Eu e meu pai gostávamos muito dessa sobremesa. Infelizmente, depois, ele ficou diabético e já não podia mais comer doce. Mas o momento do pudim semanal ninguém dispensava lá em casa. Todos se sentavam juntos para saboreá-lo. E o dela é gostoso porque fica bem lisinho, perfeito, sem furinho de ar nenhum.
Além disso, foi com a mãe que Chris aprendeu tudo que sabe sobre cozinha.
- Minha mãe tinha restaurante, por isso quando eu era mais nova fiquei meio mal acostumada. Todo dia tinha comida do restaurante em casa. Depois que fui morar sozinha é que a coisa pegou. Precisei recorrer à minha mãe para aprender absolutamente tudo, até a fazer arroz! Uma das coisas que ela me ensinou a fazer muito bem é carne moída, com uma pitadinha de molho inglês para dar um sabor especial.
Quem também contou qual é su receita materna preferida foi o ator e cantor Chay Suede, que dá vida ao personagem Tomás, protagonista da novela teen Rebelde.
- A dona Hérica é infalível no preparo da torta tricolor, que pouca gente acerta. Para quem é fã de chocolate é um atentado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...